Exercício de Estrutura de Dados - Pilha

De Aulas

Voltar para Estrutura de Dados

Introdução

Uma pilha é também formada por uma estrutura de lista de elementos. A forma de inserir elementos em uma pilha funciona tal como colocar tijolos em uma pilha de tijolos. Os elementos são colocados em cima dos que já se encontram na pilha e, caso deseja-se tirar algum elemento do meio da pilha, deve-se retirar os que estão em cima antes. Em suma, o último elemento colocado na pilha, será o primeiro a ser retirado.

A estrutura de pilha deve conter um elemento que é o topo da pilha, que referencia o primeiro nó que vai ser retirado. Os nós possuem informações que devem ser gerenciadas pela pilha e cada nó possui um ponteiro para o nó que está a baixo dele. Caso o nó seja o elemento mais a baixo da pilha, então esse ponteiro deve ser nulo, não apontando para qualquer outro nó.

Definição

Fazer um programa em linguagem de programação Java que gerencie uma pilha de strings. Este programa deve conter as seguintes classes:

  • : Contém a informação de conteúdo (string) e um ponteiro para o próximo nó.
  • Pilha: Possui uma informação do nó que se encontra no topo, e a quantidade de elementos colocados na pilha. Também deve conter os métodos de inserir (push) e retirar (pop) elementos da pilha.
  • Classe principal: Essa classe deve conter o método principal do programa (main) e irá criar uma pilha, inserir e retirar elementos. De modo a validar a implementação da sua pilha, você deve simular a inserção e retirada de diversos elementos da pilha, mostrando por meio de System.out.println os elementos quando inseridos e retirados da pilha.

É importante salientar que este é um exercício. Este pode ser discutido em grupo para troca de idéias, mas é aconselhável que seja desenvolvido individualmente, de forma a experimentar as dificuldades e evolução do próprio conhecimento na linguagem de programação e no gerenciamento da estrutura.

Resolução

Pilha01.zip