Mudanças entre as edições de "Elementos e Protocolos da World Wide Web"

De Aulas
Linha 6: Linha 6:
  
 
"É uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo" — Kurose 2006<ref>KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 3. ed. São Paulo: Person Addison Wesley, Brasil, 2006</ref>.
 
"É uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo" — Kurose 2006<ref>KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 3. ed. São Paulo: Person Addison Wesley, Brasil, 2006</ref>.
 +
 +
; 1960 - Leonard Kleinrock publica o primeiro trabalho sobre comutação de pacotes
 +
 +
* Durante sua pós-graduação no MIT (''Instituto de Tecnologia de Massachusetts''), ele desenvolveu uma teoria matemática de comutação de pacotes, dividindo os dados em '''pacotes''' que podem ser trocados por meio de uma rede. Dessa forma, vários usuários podem acessá-los em diferentes plataformas. A Internet foi baseada nessa tecnologia.
 +
 +
[[Arquivo:Leonard Kleinrock.png|commoldura|direita|Leonard Kleinrock]]
  
 
= HTTP =
 
= HTTP =

Edição das 08h25min de 23 de agosto de 2021

Afluentes: Sistemas Distribuídos e Mobile

Aspectos elementares sobre a World Wide Web

"Conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia" — Tanenbaum (2003)[1].

"É uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo" — Kurose 2006[2].

1960 - Leonard Kleinrock publica o primeiro trabalho sobre comutação de pacotes
  • Durante sua pós-graduação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ele desenvolveu uma teoria matemática de comutação de pacotes, dividindo os dados em pacotes que podem ser trocados por meio de uma rede. Dessa forma, vários usuários podem acessá-los em diferentes plataformas. A Internet foi baseada nessa tecnologia.
Leonard Kleinrock

HTTP

FTP

Muito antes dos sistemas de armazenamento em nuvem, nasceu o FTP (File Transfer Protocol). Desde os primórdios da Internet, ele é o responsável por enviar arquivos para a web. Forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos da Grande Rede por meio de um endereço no navegador ou um software instalado no PC.

A transferência é feita entre um servidor e um cliente. O primeiro é o local onde os arquivos ficam hospedados, enquanto o segundo é quem realiza a operação. A conexão é sempre autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP. Normalmente, o FTP é bastante útil para pessoas que possuem discos virtuais na rede e para quem criou um site e tem um sistema de hospedagem.

É possível criar um FTP em uma máquina ou ter acesso a algum disco já criado e que tenha sido compartilhado com você. Para criar, é preciso usar um programa como o Guild FTP. O procedimento é simples e não leva mais do que alguns passos. Caso você necessite apenas acessar um servidor de FTP existente, há a possibilidade de fazê-lo via software, mas também somente acessando a Internet.

DNS

Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios

SMTP

POP3

SSH

Referências

  1. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Tradução da 4rd. Ed. em inglês. Editora Campus. 2003.
  2. KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 3. ed. São Paulo: Person Addison Wesley, Brasil, 2006