Algoritmos - Lista de Exercícios I

De Aulas

Links relacionados:

Resolver a lista de exercícios proposta criando programas na linguagem Python

1. Conceitos Básicos de Algoritmos

A. Conceitue constante, variável e operação.

B. Qual o efeito de uma atribuição de valor a uma variáavel.

C. Se x possui o valor 15 e se forem executadas as seguintes operações na ordem em que aparecem:

x = x +3
x = x +x -5
x = x/2
x = 3x

calcule o valor final de x, mostrando seus valores intermediários.

2. Algoritmos Sequenciais

A. Uma loja está vendendo seus produtos em 5 (cinco) prestações sem juros. Faça um algoritmo que solicite o valor da compra e retorne o valor das prestações.

B. Ler dois valores para as variáveis A e B, e efetuar as trocas dos valores de forma que a variáveil A passe a possuir o valor da variável B e a variável B passe a ter o valor da variável A.

C. Escreva um programa que recebe as dimensões (em metros) de um terreno retangular e em seguida as dimensões de uma casa (também em metros e retangular) sobre este terreno. Em seguida calcule e apresente a área livre do terreno, em metros quadrados e em percentagem.

D. O cardápio de uma lancheria é o seguinte:

Especificação Código Preço
Cachorro Quente 100 1,20
Bauru Simples 101 1,30
Bauru com ovo 102 1,50
Hambúrger 103 1,20
Cheeseburger 104 1,30
Refrigerante 105 1,00

Escrever um algoritmo que leia o código do item pedido, a quantidade e calcule o valor a ser pago por aquele lanche. Considere que a cada execução somente será calculado um item.

E. Escreva um programa para um caixa de banco, que recebe um valor inteiro R e determina o número de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 reais necessário para pagar a quantia. Faça de forma que o número de notas usados seja mínimo.

F. Elaborar um algoritmo que lê 2 valores a e b e indica, de alguma forma, se os dois são múltiplos ou não.

3. Algoritmos com Seleção

A. Escreva um programa que recebe os coeficientes a, b e c de um polinômio de segundo grau ax2 + bx + c e determina quando este polinômio é igual a zero. Tome cuidado para calcular tudo corretamente e avise ao usuário de houverem situações de erro.

B. Escreva um programa que recebe três valores e imprime estes três valores em ordem crescente. Depois faça isso para quatro valores, e veja como fica mais complicado. O que você espera para cinco valores?

C. Escreva um algoritmo que solicite que o usuário informe um caractere e, como saída, informe se o caractere informado é vogal ou numeral. Se não for vogal ou numeral, escrever a mensagem "VALOR INVALIDO".

D. Elaborar um algoritmo que lê 3 valores a, b e c e verifica se eles formam ou não um triângulo. Supor que os valores lidos são inteiros e positivos. Caso os valores formem um triângulo, calcular e escrever a área deste triângulo. Se não formam um triângulo escrever os valores lidos. (se a é o maior e se a > b + c, então os valores não formam triângulo algum).

4. Algoritmos de Repetição

A. Escreva um programa que lê uma série de números, imprimindo a média dos números que já entraram. O programa inicia perguntando quantos números serão digitados. Por exemplo:

Número Média
2 2
5 3.5
7 4.666
2 4

B. Escreva um algoritmo que leia 50 valores e encontre o maior e o menor deles. Mostre o resultado.

C. Ler um valor inteiro N (aceitar somente valores entre 1 e 10) e escrever a tabuada de 1 a 10 de N. Se N estiver fora do limite estabelecido, exibir a mensagem "O valor N é inválido".

D. Escreva um programa que recebe um valor inteiro n e diz se este valor é um número primo. Se não for, o programa apresenta os números que dividem n.

E. Escreva um programa que acha as soluções inteira da equação

3X + 2Y − 7Z = 6

para valores de X, Y e Z entre 0 e 100.

Obs. Existem várias soluções possíveis.

Algoritmos e Funções

A. Crie uma função que recebe três números inteiros como parâmetro e retorna VERDADEIRO se apenas o maior deles é par ou se o menor deles é ımpar ou retorna FALSO em caso contrário.

B. Escreva uma função que recebe inteiros m e n e determina o maior divisor comum de m e n.

C. Escreva um programa para imprimir as doze primeiras linhas do triângulo de Pascal, como mostrado abaixo. Faça isso usando funções.

1  1
1  2  1
1  3  3  1
1  4  6  4  1
1  5 10 10  5  1

D. Ninguém sabe quem propôs a conjectura dos primos gêmeos, mas ela sugere que existe um número infinito de pares de números primos na forma k, k+2. Por exemplo, 17 e 19 são primos gêmeos, assim como 227 e 229 e muitos (infinitos ?) outros pares. Usando o conhecimento da questão 4.D e funções escreva um programa para encontrar os 100 primeiros primos gêmeos.